1. O que é o PST?

A partir da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), o Ministério vem construindo um amplo programa participativo de desenvolvimento sustentável com enfoque nos territórios denominado Programa Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais.
  A partir de duas estratégias nacionais, do Plano Safra da Agricultura Familiar e do PTDRS, considerando competências e especificidades de cada secretaria, que o MDA propôs a construção de um instrumento de planificação das principais e mais importantes políticas públicas de apoio a desenvolvimento rural: Plano Safra Territorial (PST).
A intencionalidade do PST é orientar o trabalho dos colegiados, atores sociais e entes governamentais, especialmente na planificação e controle social dos recursos públicos das safras agrícolas, aumentando a eficiência e eficácia dessas políticas nos territórios rurais.
A função do PST é o de aprofundar a discussão sobre as ações relacionadas a agricultura familiar e campesina contidas no PTDRS e elaborar metas quantitativas e qualitativas principalmente com relação a: crédito, ATER, infraestrutura adequada, capacidades de agregação de valor, seguro para a produção, meios e políticas de comercialização, articulação com o consumo, dentre outros.
As discussões no Território passaram pela elaboração do diagnóstico, pesquisa sobre o endividamento dos agricultores familiares camponeses, seminário territorial, reuniões e oficinas.